Veja ou Reveja | Webinar De mundo VUCA para mundo BANI: Para onde caminhamos?

Veja ou reveja o webinar

No passado dia 27 de maio dinamizamos o webinar “Do mundo VUCA para o mundo BANI: para onde caminhamos?”. O mote que deu inicio à conversa foi o significado do acrónimo BANI que surgiu com maior relevância em meados de 2020 como um mundo não linear, no sentido que aquilo que acontece agora nada tem a ver com o que vai acontecer no futuro, originando a imprevisibilidade e a impossibilidade de antecipação do que vai acontecer.

Esta visão, bem como os tempos disruptivos dos últimos anos, juntamente com as aprendizagens que a Pandemia nos deixou, permite-nos perceber que o futuro é incontrolável, e consequentemente, o planeamento estratégico a longo prazo não terá os efeitos que conhecíamos até aqui.

Destacou-se, também, que as soluções do passado não vão funcionar no futuro, pelo que devemos, pessoas singulares e organizações, entender que contextos diferentes têm e vão ter respostas diferentes. Esta ideia trouxe ao de cima a importância de as pessoas desenvolverem competências como a Resiliência, a Atenção plena, a Humildade, a capacidade de Aceitar a diversidade, o Entendimento do contexto, a Capacidade de aprendizagem e a Capacidade para transmitir conhecimentos.

Também os líderes das organizações e das equipas têm um papel fundamental neste novo mundo BANI, destacando-se a importância de desenvolverem competências, como a resiliência, a empatia, a transparência e o otimismo realista para conseguirem motivar as suas equipas neste mundo de grandes incertezas.

Já no final do webinar, concluímos que as empresas devem definir e redefinir os seus princípios, a sua cultura e os seus valores de modo a que, enquanto organização, se possam adaptar e ajustar às mudanças, mas também transmitir e promover atividades que potenciem a adaptação dos colaboradores a esta cultura e valores no seu dia a dia.

 

Assista aqui à gravação do webinar!