Pessoas Potenciam Empresas

Mais do que nunca é essencial fazer crescer o talento nas organizações. É tempo de potenciar o desenvolvimento das suas equipas e das suas lideranças, de investir no relacionamento com os seus clientes e stakeholders e para conduzir e orientar a sua equipa, de modo a que esta se torne mais motivada e produtiva.

Na Fórmula do Talento, acreditamos que pessoas potenciam empresas e trabalhamos com o propósito de contribuir para que o desenvolvimento do talento impulsione a gestão de qualquer organização.

2021 é o ano da celebração do nosso 10º aniversário e, ao longo desta década, temos vindo a colaborar com uma grande variedade de clientes, nos mais variados setores, ajudando-os a valorizar e a potenciar os seus talentos.

Nascemos com o objetivo de ser diferentes! Somos únicos na abordagem de assumir a Direção de Recursos Humanos de empresas que, por dimensão ou por opção, não têm essa função internamente - esta linha de negócio denomina-se por Outsourcing da Direção de Recursos Humanos. Recrutamento e Seleção, Consultoria de Recursos Humanos e Formação e Desenvolvimento são as outras áreas de atuação. Independentemente do âmbito do projeto, os serviços que disponibilizamos são sempre ajustados à necessidade e realidade de cada cliente, seguindo, orgulhosamente, uma filosofia handmade – UM cliente, UMA solução única - combinando conhecimento com inovação numa constante procura por soluções novas e diferenciadoras.

Na Formação, seguimos a máxima de que “Talentos descobertos merecem ser potenciados”. Enquanto especialistas na implementação de projetos de desenvolvimento no âmbito comportamental, para além de ministrar ações de formação, podemos, também, apoiar as empresas em todo o processo de gestão da formação (desde o levantamento de necessidades, ao desenho do plano formativo e implementação de ações promotoras do desenvolvimento).

Seguindo uma fórmula handmade, todas as formações que dinamizamos são ajustáveis à realidade da empresa e das suas equipas. Para tal, contamos com uma equipa de formadores e facilitadores especialistas em várias áreas no âmbito das soft skills: desenvolvimento pessoal (comunicação; gestão de tempo e eficácia pessoal; técnicas de apresentação…); liderança; vendas e serviço ao cliente; trabalho de equipa; gestão de conflitos; resolução criativa de problemas; gestão da mudança; agilidade organizacional; entre outras.

Consoante os objetivos do projeto formativo e o público-alvo do mesmo, aplicamos um conjunto de metodologias ativas e participativas que colocam o participante no centro da solução formativa, entre as quais: Gamification; LEGO Serious Play®; POY – Points of You®; Storytelling; Design Thinking; Coaching; Mentoring; PNL - Programação Neurolinguística; Ferramentas de análise de Perfil Pessoal (DISC e PDA International).

Mais do que nunca, é essencial desenvolver as pessoas e o seu talento.

2020 ficará na história pelas razões que todos nós conhecemos. Ficará certamente na memória a rapidez e a agilidade que pessoas e organizações tiveram para alterar a sua forma de trabalhar e, em muitos casos, reinventar os seus negócios. A Fórmula do Talento não foi exceção! Temos vindo, neste último ano, a adaptar os métodos e processos formativos a esta “nova” realidade, na qual o digital conquistou terreno, mas onde soluções mistas são cada vez mais procuradas, numa tentativa de colmatar aquela “profundidade” que só o presencial permite.

Neste contexto, e para apoiar as organizações nesta desafiante missão de fazer crescer o seu Talento, temos vindo a criar metodologias próprias, das quais destacamos: o Modelo GROW® e o Mentoring4c.

Modelo GROW® - Programa de Desenvolvimento de Competências que pretende fazer crescer as organizações como um todo, sem nunca descurar que o todo é constituído pelas suas diferentes partes e que, em qualquer organização, as partes (Pessoas), assumem diferentes papéis. E que, ao longo do seu percurso natural de carreira vão necessitar de adquirir, desenvolver ou aprimorar diferentes competências. Tal como num trevo da sorte (4 folhas), este modelo assenta em quatro pilares que representam os diferentes papéis que assumimos ao longo do nosso ciclo de vida na organização: Colaborador GROW (Desenvolvimento Pessoal); Equipa GROW (Trabalho de Equipa); Líder GROW (Liderança e gestão das Equipas) e Parceiro GROW (Relacionamento com clientes, fornecedores e outros stakeholders). Cada um destes pilares, por sua vez, abre caminho para explorar as diferentes competências cujo desenvolvimento potencia que uma empresa de torne uma organização GROW. São vários os projetos de sucesso em que implementámos o Modelo GROW®, quer em formato presencial, quer num formato remoto/online.

Mentoring4c:é uma metodologia que consiste num processo de aprendizagem baseado em Confiança e Cuidado por meio da transmissão de Conhecimento com o objetivo de estimular/promover e Crescimento pessoal e profissional. Podemos atuar a dois níveis: Mentoring para Empresas (apoiar as organizações e implementarem internamente um Programa de Mentoring) e Mentoring Individual (acompanhar e contribuir para o desenvolvimento de profissionais dotando-os das competências necessárias ao desenvolvimento do seu potencial pessoal, profissional e social).

Mais do que nunca é essencial fazer crescer o talento nas organizações. É tempo de potenciar o desenvolvimento das suas equipas e das suas lideranças, de investir no relacionamento com os seus clientes e stakeholders e para conduzir e orientar a sua equipa, de modo a que esta se torne mais motivada e produtiva.

 

Artigo in Caderno de Formação da Revista Human Resources Portugal

Edição junho 2021