10 anos depois ... mudámos a imagem, mas mantemos a essência!

É verdade! Celebramos, este ano, o nosso 10º aniversário, e vamos fazê-lo com uma nova imagem, mas mantendo a nossa essência.

Acreditamos que pessoas potenciam empresas e desde sempre nos acompanhou o propósito de contribuir para que o desenvolvimento das pessoas impulsione a gestão das empresas.
Nestes dez anos de existência procurámos fazer chegar às organizações as melhores práticas de gestão de Recursos Humanos.

 

Nascemos com o objetivo de ser diferentes. E somos! Na Fórmula do Talento somos únicos na nossa abordagem de assumir a Direção de Recursos Humanos de empresas que, por dimensão ou por opção, não têm essa função internamente. Esta linha de negócio, denominada por Outsourcing da Direção de Recursos Humanos, é a que mais nos distingue, e somos, no mercado português, a empresa que mais se afirma nesta área.


Recrutamento & Seleção, Formação & desenvolvimento e Consultoria de Recursos Humanos são as nossas outras áreas de atuação. Disponibilizamos serviços sempre ajustados à necessidade e realidade de cada cliente. Seguimos, e orgulhamo-nos disso, uma filosofia handmade – UM cliente, UMA solução única - combinando conhecimento com inovação numa constante procura por soluções novas e diferenciadoras.


Acreditamos que pessoas potenciam empresas e trabalhamos com o propósito de contribuir para que o desenvolvimento do talento impulsione a gestão de qualquer organização. O nosso foco, desde 2011, tem sido a humanização de empresas e a procura contínua de formas para dar visibilidade aos seus Talentos.

Mas vamos onde a história começa … Há 10 anos atrás, no arranque da nossa atividade, encarámos o nosso primeiro e maior desafio. Nas palavras de Luis Marques, Diretor Geral: “O Outsourcing da Direção de Recursos Humanos é um serviço inovador e, como tal, o mercado ainda não estava preparado para o receber. Tivemos que funcionar como verdadeiros missionários a evangelizar empresas, muitas delas sem consciência da necessidade e importância da função de RH para o sucesso do seu negócio”.
Na nossa primeira década de vida, desenhámos e desenvolvemos centenas de projetos, organizámos e participamos em inúmeros eventos sempre relacionados com a gestão do Talento. Muitos foram inigualáveis e ficaram na memória, mas se tivermos que destacar um, é sem dúvida a apresentação feita numa EXPORH, subordinada ao tema «O talento gere-se ou liberta-se?», que terminou com um skater a exibir-se no palco.
Também merece realce um projeto de grande dimensão, cujo objetivo foi de selecionar algumas centenas de candidatos (600 estagiários) para integrarem em Pequenas e Médias Empresas Portuguesas, contribuindo para o reforço e rejuvenescimento da sua estrutura.

Nos últimos anos, desenvolvemos metodologias próprias, como o Modelo GROW®, um Programa de Desenvolvimento de Competências, e o Mentoring4c, uma metodologia de mentoring destinado a profissionais e empresas.

Já colaborámos com mais de uma centena de clientes, ajudando-os a valorizar e potenciar cada vez mais as pessoas e a implementar as melhores práticas na gestão de Recursos Humanos. Nas palavras de um dos nossos clientes, mais antigos, da linha de serviço Outsourcing da Direção de RH, “A Fórmula do Talento tem sido um parceiro vital para o desenvolvimento e crescimento dos nossos Recursos Humanos e, consequentemente, da Empresa” (Nuno Fevereiro, Ibercoal/CleanCarbon).

Mas não é só externamente que fomentamos a importância da Gestão de Recursos Humanos. Carla Oliveira, Manager da área de formação, refere que o espírito de equipa, a boa disposição e a aprendizagem constante fazem parte do nosso ADN, da nossa equipa e das nossas pessoas.

 

Passados 10 anos era o momento de parar e refletir, (com apoio de especialistas) respondendo a algumas questões que internamente nos fomos colocando. Será que somos efetivamente o que achamos que somos? E o que gostaríamos de ser? E de que forma o mercado nos perceciona? É da forma que gostaríamos?
Foi também o momento para refletir sobre a nossa essência, os nossos princípios e o caminho percorrido. Aproveitámos o tempo da pandemia para alguma introspeção e para preparar a mudança. Esta reflete-se na comunicação externa, verbal e visual. Este rebranding, que marca o nosso 10º aniversário, traz ajustamentos na forma, mas a essência e o posicionamento mantêm-se. A paixão que colocamos em cada projeto é a mesma de há 10 anos. E vai manter-se!


Contamos consigo para continuar a contar esta história!